Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Saturno em Sagitário – set/15 a dez/17

saturnE, depois de um breve déjà-vu em Escorpião, eis que Saturno volta para Sagitário – e desta vez pra ficar até dezembro de 2017. Uma dica de como será esse passeio do professor chato pelo signo do estudo, da viagem e da expansão da mente pode ser tomada de alguns fatos que rolaram no começo de 2015. Algo que me impressionou muito foi ver professor apanhando por causa do salário. Aliás, aqueles que sabem podem, de modo geral, ser instigados a lutar pra colocar o conhecimento na roda; e quem quer ser reconhecido pelo que sabe (tipo, quem faz mestrado ou doutorado) pode estar num momento bom pra isso, se aceitar as condições saturninas (um pequeno teste pra saber se você quer mesmo isso da vida). Como Saturno vai arrumar encrenca com Júpiter, isso pode entrar na ordem do dia de novo, e com mais intensidade.

O entorno das pessoas que sabem pode ficar meio chato porque os alunos/aprendizes/ouvintes parecerão não muito a fim de aprender, ou então quererão saber mais do que elas. Essa é sob medida pra treinar a si mesmo em relação ao orgulho de saber. Porém, saber será obrigatório, e apenas quem manja de verdade é que, paradoxalmente, se sairá bem no final. Então, não desanime se tem muita certeza daquilo que quer transmitir e as pessoas não entendem: é fase.

Pode haver pressão ou piriris de alguma natureza para as viagens, ou nos impelindo para lugares estranhos. As diferentes crises rolando em vários países estão trazendo muitos estrangeiros pra cá (não só sírios; em SP tá cheio de haitianos e africanos, por exemplo), e é possível que tenhamos de lidar com isso de maneira incisiva, pois isso pode pegar na nossa rotina até setembro do ano que vem. Seria de bom tom sermos efetivamente calorosos e receptivos para com essas pessoas, não só por uma questão de humanidade, mas porque podemos ter a aprender com elas.

E, de modo geral, sair da rotina será quase obrigatório, pelo menos até setembro de 2016. Tô curiosa pra ver como vamos nos dispor a enxergar fora do quadradinho… No começo pode ser difícil, porque o mestre da saída do quadrado, Júpiter, está no signo metódico e rotineiro de Virgem. Mas aos poucos a gente vai pegando o jeito. Saídas radicais poderão estar em pauta, porque Urano em Áries pode dar a deixa pra isso conforme Saturno for formando aspecto com ele. Mas é certo que deveremos jogar fora condicionamentos, medos e talvez até dogmas religiosos – isso pode acontecer em breve, quando Saturno começar a se esquematizar com Netuno e Quíron em Peixes.
E agora, uma visão mais específica, para os doze signos.

#Áries
Tudo o que eu disse acima sobre sair do quadrado super se aplica a você. Pode ser que rolem uns surtos de fazer isso pra ontem, mas toma cuidado pra não se estabanar, ok? O lado bom da história é que as “otoridade”, ou gente de alto escalão, pode estar do seu lado. Só não abuse da paciência deles.

#Touro
Será obrigatório desapegar – começando pela imagem que propaga de si por aí. Para ser querido e amado, você talvez tenha que desfazer a imagem que construiu de si e não ficar preso em uma imagem que não satisfaz o povo e muito menos a você. Conforme for aceitando o fato de que é preciso desapegar, vai notar que rolam também mudanças bem profundas, em nível psicológico e/ou espiritual.

#Gêmeos
Os relacionamentos, sociedades e parcerias serão um desafio. Se está comprometido, pode ter de ajustar as arestas com seu amor, talvez visando a algo mais firme e interessante (os que moram juntos sentirão isso mais forte). Se está sozinho, pode aparecer algum tipo de aprendizado sobre como e por que se relacionar. E o sócio não pode mandar e desmandar – aprenda a negociar.

#Câncer
Prepare-se para vários desafios de rotina: organizar-se é palavra chave pra você, especialmente, num primeiro momento, em relação a papéis e documentos, e depois pras coisas de casa. A comunicação também pode estar nessa pegada organizativa. Quem vai ganhar com essa arrumação toda é sua carreira. Pode ser também que rolem desafios de saúde, especialmente no trato respiratório. Cuide-se e não abuse do corpo.

#Leão
Pois é, não basta ser leonino: tem que se amar. E Saturno quer te ensinar como fazer isso, sem ter que gastar os tubos pra ficar bem arrumado. A autoestima não depende da aparência externa! Tudo o que você tem a fazer é deixar de lado a sua opinião formada sobre tudo e aceitar que dá pra ser feliz de um milhão de outros jeitos diferentes.

#Virgem
Será confrontado pela família, obrigações familiares ou pendências residenciais. Nada que a sua organização a toda prova não resolva, se o emocional estiver equilibrado – item de sobrevivência básica num momento em que aquele monte de ilusões e/ou viagens que você vê estampadas nas caras das pessoas com quem convive em casa vão querer te desafiar o tempo todo.

#Libra
Deve tornar a comunicação mais clara e eficiente. Aquela sua tendência a dourar demais a pílula vai estar em baixa – arme-se de honestidade desde já. Até porque o outro não tem tido o menor pudor de agir de forma radical e desembestada contigo, e já faz tempo. Chega de engolir sapos. Mas gorfe os sapos com a classe que te é peculiar.

#Escorpião
Atenção pra conta bancária e pra organização dos gastos. De cara, você terá de pegar mais leve nas baladas, e as negociações para aumento de salário podem ser do tipo esculhambado, o que pode exigir muita clareza de propósitos na hora de falar com o chefe a respeito. Mas, conforme as coisas forem se ajeitando – especialmente no trabalho -, esse desafio fica também mais fácil.

#Sagitário
Será desafiado a mostrar capacidade de organização e liderança, e pode assumir responsabilidades novas. De bate-pronto, esse desafio começa com a carreira; e, ao longo de toda a estadia de Saturno em seu signo, conforme for aceitando o jeito original com o qual esse planeta te coloca em evidência, poderá descobrir jeitos diferentes e doidos de se amar e de sentir prazer na vida.

#Capricórnio
Aproveite estes dois anos como um momento de retiro, de cuidado interno, de limpar o que não serve mais ou de observar as coisas do lado de fora, tipo uma faxina astral. Se fizer isso, no final de 2017 você terá uma clareza absurda do que precisará ser rearranjado e reorganizado na sua vida. Faça planos, tenha prioridades, mas deixe as coisas mais importantes fazerem efeito a médio ou longo prazo.

#Aquário
Você adora andar em bando, mas não é qualquer bando que te serve. Pode ser preciso desapegar de umas pessoas que estão meio sobrando na sua vida. Mas, conforme você for permitindo que essa organização aconteça, vai notar que não vão faltar contatos e chamados os mais variados, de todo tipo de gente.

#Peixes
Pode virar chefe de uma hora pra outra, ou então assumir responsabilidades e incumbências novas. De modo geral, será importante ter objetivos, para não ficar ainda mais perdido com a nuvem de fumaça ninja que Netuno te joga. E não pense que essas novas incumbências te permitirão evitar o contato com o outro. Ah, não vão não… Muito pelo contrário: de cara, o relacionamento interpessoal estará na crista da onda disso daí.