Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Previsões Setembro 2013

previsoes-setembro-2013

Áries
O ponto alto do mês, pra você, será a entrada de Mercúrio em Libra, dia 9. Sua cabeça fica focada em relacionamento, parceria… E se volta demais pro outro. Como Vênus, a dona do barraco, já está por lá desde o mês passado, você deve já ter sentido algumas reverberações na sua vida amorosa ou quando precisa da colaboração de alguém que possui alguma capacidade que complementa as tuas. Isso vai ficar forte também quando o Sol passar a Libra, dia 22. O ruim é que Urano, Plutão e Júpiter forçam um bocado a barra pra você poder enxergar o que é que você tem pra dar em troca a essa pessoa, e tem dia que tá ruim de ver! A duplinha Mercúrio-Vênus vai ainda neste mês pra Escorpião (ele no dia 29 e ela no dia 11) e você gradativamente vai se fechando, ficando misteriosão – o cúmulo será em outubro, mas já rolam uns sinais disso neste mês. Saturno vai encontrar a moça no dia 18 e você talvez seja desafiado sexualmente – isso mesmo que eu disse. O sexo pode ser um testezinho pra esse relacionamento que vem ou já está rolando. Mas pode ser também que se trate de uma parceria de natureza não romântica; nesse caso, o desafio será saber até onde vale ser “equilibrado”, dividir exatinho o que é seu e o que é do outro, e até onde você não deveria mesmo chutar o pau da barraca e cair de cabeça nessa parceria, com toda a fé. Fique esperto no dia 20: Plutão vai sair da retrogradação e aquelas altas emoções na sua profissão vai voltar, pra você realmente se reinventar e entrar no caminho certo de vida. Antes disso, no dia 14, o terreno será preparado: você vai descobrir que talvez esteja em desinteligência com um parceiro – será que vai rolar um troca-troca? Talvez – nesse mesmo dia, uma descoberta incrível sobre sua postura pessoal pode ser a chispa que faltava pra tocar fogo em tudo. Ainda mais com seu regente, Marte, metido na confusão.

Touro
Que beleza! Você se sente de bem com a vida, integrado, aquela coisa… Tudo por conta do Sol e Mercúrio em Virgem – um até dia 22, e o outro até dia 29. As liquidações o tentam… E os amores também. Como você anda mais comunicativo que o normal, coisa bem boa pode sair daí. Só que nem tudo são flores, porque os seus meios de contato com o mundo – comunicação, dia a dia, expansão e espiritualidade – estão sendo duramente testados. O menos pior é que a expansão, que andava meio xucra, vai voltar a pegar no tranco com o final da retrogradação de Plutão dia 20. Ufa… Ótima notícia pra quem já estava vendo o dia a dia de trabalho se mexendo de uma forma meio inesperada desde que Vênus foi pra Libra. Mercúrio vai pra esse signo dia 9 e a sua cabeça vai começar a ligar os pontos no meio dessa mexida, que ainda não tá muito clara pra você. E com a ida do Sol para Libra as respostas vão finalmente chegar, tudo vai ficar mais claro. Aos poucos, o foco vai, ao longo do mês, saindo do trabalho e indo para seus relacionamentos. Sua regente, Vênus, é a primeira a seguir para Escorpião, dia 11; a partir daí, seu cotidiano romântico vai ficar, digamos, colorido! No dia 14, ela vai trocar uma ideia com Netuno e você subitamente se sente levado pra um mundo mágico onde tudo é lindo (o que vai dar uma aliviada no seu cotidiano, porque seu trabalho ou carreira pode exigir um bocado docê nesse dia). Quando Vênus se juntar a Saturno dia 18, é capaz que, com delicadeza e diplomacia, você encontre soluções para uns desafios que têm aparecido no departamento sentimental. As soluções ficam ainda mais evidentes com a ida de Mercúrio para Escorpião, dia 29.

Gêmeos
Ênfase em seu mundo interior, sua casa e sua família. Você, todo agitadinho e elétrico, fica meio estranho quando é obrigado a olhar pra dentro, mas, enfim… Faz parte. Sua cabeça e seu espírito estão sendo obrigados a olhar também para a sua realidade, para o que rola ao seu redor de concreto. E quando você esperava uma lufadinha de ar fresco com a entrada de Vênus em Libra, o que andou pegando foram desafios em série para segurar a barra no departamento da autoestima. Por mais sorridente que esteja parecendo aos olhos dos outros, quem te conhece bem sabe que, lá dentro, você tem a sensação de que tem um milhão de dedos apontando pra sua cara e te desafiando. Mercúrio tá indo pra Libra dia 9 e você vai colocar a cabeça pra pensar nessas coisas de ego e organizar a mente, pra ela não ficar pensando besteira e te colocando pra baixo. Outro que vai pra Libra também é o Sol, dia 22. Aí pode ser que você tenha entendido direitinho o que precisa fazer pra continuar firme e forte, e será questão de segurar o padrão, por maior que seja a bucha. Ah, andou achando que a sua vida sexual andou meio amarrada? É que Plutão, que andou promovendo uma verdadeira revolução dos costumes na sua vida, tá retrógrado, mas ele engata a primeira dia 20 e a revolução volta a campo. Pode ser também que a sua sensibilidade mediúnica tenha ficado chocha, mas a partir desse mesmo dia você volta naquele lance de descobrir o que está além da sua vã filosofia. Plutão vai tomar uma invertida de Mercúrio dia 14, indicando que a mente vai colocar problema nessa sensibilidade que logo, logo vai aflorar. Não deixa, porque me parece que você tem coisas ótimas pra comunicar por meio dela… Talvez mesmo nesse dia. Ao longo do mês, prepare-se também para perceber alguns movimentozinhos no seu dia a dia: Vênus vai pra Escorpião dia 11 e um lance mais sensorial, de dinheirinho, começa a ser movimentado; se você trabalha com arte, será uma época boa pra colocar planos em ação. Mercúrio segue pra esse signo dia 29, e aí será a cabeça organizando legal sua vida. Depois de um começo de mês de drama mexicano, nada melhor!

Câncer
Você começa o mês meio curioso, prestando atenção em tudo, como se estivesse tramando algo… Na verdade você nem sabe direito por que, mas quer guardar todo mínimo detalhe da realidade ao seu redor. Por que? Talvez seja porque as coisas tão se arranjando pra você associar essa realidade ao seu íntimo, pra ver se essas coisas se adequam a você, ou então pra você construir uma realidade que tenha mais a ver com você. Esses questionamentos começam dia 9, com a ida de Mercúrio para Libra. Vênus já andava por lá, pra você já ir sentindo quais coisas do mundo – conforto, prazer, beleza – precisam ser tomadas como ferramenta pra fazer aquele tal arranjo. Espero só que, quando o Sol entrar em Libra, dia 22, você já esteja devidamente armado e consciente do que quer levar consigo. A diva master Vênus vai seguir para Escorpião dia 11, e não poderia haver melhor notícia: é você debaixo dos holofotes e das câmeras, em destaque mesmo – e com promessa de muito romance no estoque. Quando a moça encontrar Saturno dia 18, acontece algo de filme romântico Sessão da Tarde na sua vida: o amor removendo todas as barreiras possíveis e impossíveis. E tem mais. Plutão, que anda na sua casa dos relacionamentos, andava meio chocho, mais precisamente retrógrado. Ele sai da chochidão dia 20, e você sentirá que todas aquelas revoluções sentimentais que andam agitando sua vida já há uns anos voltam. Solteiros, preparem-se, porque o desencalhe pode estar chegando. Comprometidos, a relação volta à pauta, seja pra mudar tudo em favor dela, seja pra acabar com ela. Mas vai pensando que vai ser fácil… Tem aquelas paradas íntimas pra resolver, de que já falamos, e a sua carreira está uma caixa de Pandora daquelas bem cheias de tranqueira. Além disso, no dia 14, sua cabeça vai resistir horrores à ideia de promover alguma mudança no status de relacionamento, sei lá por que (talvez porque seja algo muito revolucionário e novo…). Vênus e Netuno, porém, estarão em stand-by pra jogar magia na situação e talvez você tome decisões não racionais sem medo de ser feliz (ainda mais com Júpiter em seu signo botando pilha na sua sensibilidade). No final do mês, Mercúrio vai pra Escorpião e você fica mais no seu elemento. E a cabeça começa também a pensar mais em prol do seu ego e do romance.

Leão
Muito bem: o assunto é dinheiro, algo que você adora, até porque é ele quem banca o seu guarda-roupa, certo? E o tema estará enfatizado até meados do mês. Mas é pra pensar com carinho nele, fazer planos do que fazer com o dinheiro que entra, procurar novas formas de renda… E não pra gastar a torto e a direito nas liquidações de inverno. Só que o foco da sua cabeça vai aos pouquinhos mudando para a observação do que está ao seu redor, para o ambiente e para a comunicação com as pessoas. Tudo começou no mês passado, quando Vênus passou a Libra, e você subitamente pode ter percebido que está mais sedutor com as palavras – não só no sentido romântico/sexual, mas em toda situação que requer convencer alguém de alguma coisa. No próximo dia 9, Mercúrio vai pra Libra também, e essa coisa mais para sedutora e xavequeira fica mais visível e compreensível pra você. A entrada do Sol em Libra no dia 22 fecha a fatura. O problema é que, ao mesmo tempo que você precisa estabelecer contatos, vai parecer que sempre alguma coisa impede você de aprofundar esse contato, ou então as coisas despirocam e você sai loucamente arrastado por alguma circunstância maluca que se desenrola de uma forma completamente diferente da que você esperava. E, como se não bastasse, a sua rotina, sua realidade diária, está mudando e atrapalhando o seu julgamento sobre esse lance de comunicação… (Plutão, que anda revolucionando aqui, está retrógrado e as mudanças de rotina não andam muito claras ou deram uma empacada. Elas voltam a partir do dia 20). E a espiritualidade só falta colocar um megafone pedindo pelo amor de Deus pra você dar atenção pra ela – o que às vezes se reflete na comunicação também, porque a nossa percepção do que o outro quer é diferente do ponto de vista espiritual. Enfim… Não será fácil, mas será necessário estabelecer pontes de comunicação em bases bem diferentes – falando de coisas diferentes, postando no Facebook sobre coisas diferentes, indo pedir café pro vizinho ao invés de açúcar. E, apesar dessa ênfase em comunicação, parece pegadinha do Universo, mas você ficará também gradualmente mais introspectivo, com a entrada de Vênus (11.9) e Mercúrio (29.9) em Escorpião. Pode ser também que soluções comunicativas superficiais não te satisfaçam (o que pode fazer parte da mudança de estilo comunicativo de que falamos antes). Sua família e casa vão também entrar gradualmente em pauta (especialmente quando Vênus topar com Saturno, dia 18), mas o cúmulo disso será só em outubro.

Virgem
Sentindo-se como pinto no lixo com o Sol e Mercúrio, seu regente, no seu signo. De repente tudo começa a ficar claro e você entende uma porção de coisa que não desceu bem no ciclo anterior. Poderia ser melhor se seu corregente, Quíron, junto com Netuno, não estivesse bem do outro lado do mapa, na sua área de relacionamentos, forçando você a olhar para o outro com uma ênfase danada – talvez pra você parar de mimimi e entender as razões dos outros, ou então pra entender que não dá pra abraçar o mundo e fazer tudo sozinho, e precisa, sim, de apoio e força dos outros. E isso tudo vem embalado em um celofane cor-de-rosa, pra você não ficar tão apegadão à realidade e às coisas que tem pra fazer e se permitir relaxar e devanear com mais frequência (o que, convenhamos, não é fácil pra você, que sempre tende a ver o lado prático das situações). É no meio dessa situação que a sua cabeça vai sendo puxada pra lidar com dinheiro. Não que você não goste… Mas o tema já vem ganhando força desde o mês passado com a entrada de Vênus em Libra. A dona do dinheiro deve ter aparecido com uma ótima chance pra você ganhar mais e você tá lá correndo atrás da dita chance (e com Mercúrio indo pra Libra dia 9, você vai pensar nela 24 horas por dia). Mas, como de esmola até o santo desconfia, claro que o cri-cri do Zodíaco não ia achar muito natural uma entrada de dinheiro gigante sem um pouco de emoção – ou merecimento baseado em situações materiais. Você foi colocado em uma posição de destaque no meio da galera, de alguma forma, para compartilhar algo que sabe ou que faz (pode ser, por exemplo, a empresa que você trabalha). Não sei o que é, mas eu diria que tem a ver com algum serviço que você presta, que de repente começou a exigir mais. O dia-chave pra entender o processo é o dia 14. O ruim é que esse destaque não vem facinho. Prepare-se para ataques de ciúme e tentativas de desqualificar a sua capacidade. O final da retrogradação de Plutão, dia 20, pode ser a forcinha que você pediu a Deus pra se posicionar de forma diferente no meio dessa galera. Vênus (dia 11) e Mercúrio (dia 29) vão mudar pra Escorpião, e gradualmente a sua comunicação ganha um grande reforço, ficando mais firme e tocando mais fundo – o que também pode ser uma mão na roda pra lidar com esse movimento que te expõe pro mundo.

Libra
De boas intenções o inferno está cheio, e muitas pessoas aplicam esse ditado ao que comumente se chama de inferno astral, a fase que precede o seu aniversário. Eu prefiro falar em faxina astral – uma limpezinha da vida pra deixar só o que realmente interessa para o próximo ciclo. As coisas não andam fáceis, pois pra onde você se vira tem um revertério – seja nos relacionamentos, seja na carreira, seja em casa/no seu mundo interior. Então a faxina neste ano deve estar pesada, exigindo mais força do que o normal. Imagino você num balão que precisa subir, e pra isso precisa jogar umas coisas fora! Você já deve saber bem o que precisa mudar, com a ajudinha de Mercúrio passando por Virgem. O legal é que esse planeta vai pra Libra dia 9, fazer companhia pra sua regente, Vênus, que já está lá. Ufa! Pelo menos você começa a tomar mais consciência do que tá pegando, agora num nível mais pessoal. Com a entrada do Sol em Libra, dia 22, é capaz que os desafios fiquem mais intensos, mas pelo menos você vai saber com quem ou o que está lidando. O final da retrogradação de Plutão, dia 20, vai te puxar a atenção pra questões de família. Há uns tempos, tava tudo meio em fluxo nessa área, mudando – eu diria se regenerando –, mas o processo deu um tempo e retorna nessa data. Vai ter muita coisa pra prestar atenção no âmbito familiar, na sua casa e em tudo que te dá base na vida. Fique atento também para o dia 14, quando essas questões de rotina vão te deixar com o cérebro fritando. Ah, e com Vênus e Mercúrio indo pra Escorpião (dias 11 e 29, respectivamente), você aos poucos vai ter também que começar a olhar para o dinheiro que entra na sua vida. A dona do banco na casa do dinheiro é algo sensacional, especialmente quando ela grudar em Saturno, dia 18, abrindo a possibilidade de que você consiga um aporte extra de cash pra resolver os desafios que o mano do carma anda jogando na sua vida financeira.

Escorpião
Outro que logo mais vai começar a pensar em faxina astral, a partir do dia 22. Mas a sua vai ser mais facinha que a dos librianos, não só porque não está sendo desafiado em tantas frentes de autoexpressão como eles (e pra desafios já basta Saturno te enchendo o saco), como você também contará com a ajuda de Vênus e Mercúrio, que vão pro seu signo nos dias 11 e 29, respectivamente. Preste especial atenção ao dia 18, quando Vênus e Saturno grudam: o seu charme e diplomacia serão a saída pra solucionar um desafio saturnino específico que vai entrar ou já entrou em cena. Anyway: a lida no mundo material e o raciocínio estarão do jeito que você gosta e sabe fazer. Sem falar que seu regente, Plutão, sai da retrogradação dia 20 e você se sente progressivamente mais aliviado, especialmente na garganta. A sua comunicação e movimentação no mundo voltam a fluir e você perde a sensação de estar amarrado ao pé da mesa. Mas a lida com a movimentação continua ainda com seus momentos tensos e uma coisa que não larga do seu pé, infelizmente, é a sensação de que precisa ir mais longe, mas não sabe por que não consegue, já que as pessoas te admiram e você conhece um monte de gente. Faz parte do processo: o seu jeito de estar no mundo está em transformação. O fundamental é aceitar esse processo – você não pode se apegar a jeitos velhos de fazer as coisas, e acho que venho dando muito puxão de orelha nos escorpianos há tempos em relação a isso. Espero que esteja prestando atenção! A popularidade é tema no começo do mês, com Mercúrio e o Sol em Virgem. Aproveite ao máximo, porque Plutão anda de dedinhos com os dois e a sua pessoa pode causar impacto no meio de grupos se usar as palavras certas. Aos pouquinhos, o foco vai sendo deslocado para os encerramentos e finalizações, com a ida desses caras para Libra (nos dias 9 e 22, respectivamente). E aí é pegar a vassoura e o esfregão e começar a faxina. A espiritualidade fica forte também, e você pode sentir uma necessidade grande de estar conectado a alguma coisa maior. Se não tem uma crença ou filosofia espiritual específica, é um bom momento pra procurar uma.

Sagitário
Brilhando na profissão. Todo mundo quer você por perto por conta de algo que só você sabe fazer como ninguém. E, como quem não quer nada, você também vai ficando mais influente. Já percebeu que as pessoas tão te ouvindo mais? Isso é efeito de Vênus em Libra, que joga uma espécie de encanto sobre os outros quando você passa perto deles. Mercúrio e o Sol (nos dias 9 e 22, respectivamente) vão intensificar essa vibe influente ao também mudar pra Libra… Mas nada vem de graça nessa vida, e esse tantão de influência que você impõe precisa ser equilibrada com uns choques de autoestima que você vem tendo. Ou você se acha o máximo e algo puxa seu tapete, ou você anda lá embaixo e de repente algo te chacoalha pra dizer o quanto você é importante. É preciso equilibrar a referência que você tem de você mesmo (por mais complexo que seja, pois Urano, que é o responsável pela zona, não é muito de dar aviso), senão não vai ter noção de como usar tanta influência. No meio desse rolo está também o equilíbrio entre reter e compartilhar; suas entradas de dinheiro estavam revolucionando, tomando caras novas, até que Plutão resolve fazer marcha atlética em ré e as coisas subitamente amarram. Dia 20 isso começa a passar e coisas de dinheirinho que andavam paradas voltam a se movimentar. Mas seu regente, Júpiter, anda exagerando a sua noção de compartilhar e é capaz que você esteja com uma dívida monstruosa no cartão, ou então anda dando demais de si para os outros sem perceber se recebe contraprestação. Afff… Como lidar? Ah, e sua faxina astral vai dar o ar da graça sutilmente já neste mês, com a entrada de Vênus (dia 11) e Mercúrio (dia 29) em Escorpião. O que, em termos de conforto, dinheiro e posses, precisa ir pra não voltar? E vai ficar fácil pra cabeça também pensar em termos de finalizações, em coisas que precisam ser resolvidas e organizadas.

Capricórnio
Você já me ouviu dizer várias vezes que não é mais o mesmo desde que Plutão entrou no seu signo. Desde 2008, uma porção de coisa aconteceu de forma a te tirar do lugar comum e transformar a sua personalidade. Sendo signo cardeal, você pensa: se isso for pra te levar pra frente, tá valendo! Mas esteja certo de que tá valendo mesmo, porque a aceitação é fundamental pra levar adiante o processo de forma positiva. O dito Plutão andava retrógrado faz um tempo, e você pôde ruminar umas tantas coisas que andaram acontecendo nesse sentido da transformação (além de descansar também, é claro). A retrogradação acaba dia 20, e de novo eis as mudanças rolando a dar com pau. Segura na mão de Deus e vai! Afinal, seu relacionamento, família e profissão também andam cobrando atenção e dando o que falar, e essa transformação não é bolinho… Bom, pelo menos, no começo do mês, com Plutão ainda retrógrado, mais Mercúrio e Sol passeando por Virgem, as coisas tão com uma cara mais levinha, mais fácil de levar. A porteira tá até meio aberta pra você se movimentar e olhar para o alto e avante. Aos poucos, o foco vai sendo deslocado para a sua profissão. Vênus já anda nessa área e você tem sido o queridinho dos chefes e referência no que faz – se é que também não anda entrando mais dinheiro por conta disso. Quem pula pra lá dia 9 é Mercúrio. E você começa a compreender como se movimentar por todo esse mar de preferências e adulações. O Sol em Libra, dia 22, vai reforçar tudo isso aí. Mas o barato pode sair caro, por conta de tantos outros desafios que você encara ao mesmo tempo e que exigem um bocado de fôlego. O legal é que, conforme sua profissão fica fortalecida, quem aos poucos se fortalece também é a sua presença em grupos. Você começa a ficar sutilmente influente a partir do dia 11, quando Vênus passa a Escorpião. A moça gruda em Saturno dia 18, dia em que você pode talvez dar uma banana para os desafios que vem encarando no que diz respeito a se projetar dentro de uma galera, se optar pelo caminho mais sutil e diplomático. E, com a entrada de Mercúrio em Escorpião, no dia 29, arrisco dizer que você finalmente vai entrar no esquema e entender como fazer pra bombar.

Aquário
Entediado com tanta coisa acontecendo no mundo de Terra e Água? Provavelmente. Mas, se estiver lendo estas previsões com regularidade, sabe que esta é uma época boa pra investir em sexo, né? Pois então. Não pode reclamar! (E com Marte na sua área de relacionamentos, fica ainda melhor se for sexo com alguém estável, que tá do seu lado…) Mas o Ar entrou em cena mês passado com Vênus indo pra Libra, e você começou a pensar em investimentos que podem financiar uma viagem ou um curso, por exemplo; se é da arte, pode ter agora visão melhor de onde pode chegar com isso. Mercúrio entra em Libra dia 9 e o Sol, dia 22; o assunto expansão e “ir pra frente” é o hot topic do mês. O ruim é que a sua percepção sobre limites e horizontes possíveis ficou meio bagunçada, porque parece que toda hora você tromba com alguma coisa que tava aí pertinho e você não viu. Culpa do seu regente, Urano. Um saco. Mas, de fato, não dá pra ir longe sem antes conhecer o entorno e o caminho que é preciso seguir, e esse que você anda trilhando é meio acidentado. Ele também exige que você se mate de trabalhar e /ou tenha que dar atenção à sua rotina o tempo todo, e ainda sobre um tempo pra você observar as mudanças intensas que estão acontecendo na sua relação com a espiritualidade. Sobre este último tópico, você pode ter sentido que as coisas deram uma aliviada, sem tanta necessidade de procura como há uns meses atrás, ao mesmo tempo em que você percebe os benefícios de ter se ligado a alguma coisa mais firme em termos espirituais. Só que a emoção volta à tona com o final da retrogradação de Plutão, dia 20. Não se sinta envergonhado em reconhecer que a sua percepção espiritual está mudando (afinal, como bom signo fixo, você não larga o osso das zonas de conforto…). É um crescimento e uma transformação, pra melhor. E, já que falamos também em se matar de trabalhar, Vênus vai pra Escorpião dia 11, e você sutilmente começa a ser visto pelo tantão de trabalho que vem tendo. Oba! Aposte em beleza e diplomacia e tudo dá certo no final – um dia pra prestar atenção nisso é o dia 18, quando Vênus gruda em Saturno e você pode vencer um desafio importante para a sua projeção profissional se atuar nesses termos de delicadeza e diplomacia. No final do mês, Mercúrio vai pra Escorpião também, e sua cabeça começa a ficar mais antenada com os movimentos profissionais, de forma que possa, conscientemente, aproveitar-se deles.

Peixes
Relacionamentos super em pauta, com o passeio de Mercúrio e Sol por essa área da sua vida. Clarearam-se os horizontes, e você tem uma noção da pessoa que está ao seu lado, ou então enxerga melhor quem são os melhores candidatos ao posto de seu companheiro (e isso vale não só em relacionamentos amorosos, mas também em parcerias e sociedades profissionais). Acho que tem muito pisciano namorando e/ou com parcerias profissionais super legais em curso. Seja qual for a sua situação, você sabe que não basta dizer que tem um parceiro; se se trata de um verdadeiro “parceiro”, você precisa compartilhar coisas com ele e entrar num nível de troca muito mais intenso do que aquele que pega para outras pessoas. E a entrada de Vênus em Libra, mês passado, já veio dizer alguma coisa sobre isso. Possivelmente o sexo pode estar dos deuses, ou então o nível de troca intelectual/financeira com o parceiro/sócio está muito legal. O ruim é que o dinheiro às vezes faz umas graças e você não consegue participar com a quantia que gostaria, ou investir como gostaria, na parceria; ou então você e seu amor andam muito egoistazinhos quando o assunto é o jeito de fazer sexo. Precisa equilibrar isso aí, senão não tem troca que aconteça decentemente… Ah, e você deve ter se pegado em mudanças quanto ao seu posicionamento dentro de grupos, há um tempo atrás. Isso deu uma parada, faz tempo que você não se vê mudando de ideia sobre grupos nos quais anda ou até sobre a empresa em que trabalha. Mas isso volta a rolar a partir do dia 20, com o final da retrogradação de Plutão. Não é nada tenso se você não ficar se achando a última bolacha do pacote, um risco que você corre se der muita bola pra Júpiter em Câncer. Preste atenção no dia 18, pois você pode ficar descompensado no meio desses grupos se achar que está em condições de trocar coisas com eles, compartilhar sentimentos e projetos – fique esperto pra coisa não ser uma via de mão única, ou te sugar até o fim e você ser largado de lado quando não tiver mais o que oferecer. Se souber se resguardar, pode aproveitar melhor a ida de Vênus e Mercúrio para Escorpião, nos dias 11 e 29, respectivamente – sua visão de mundo vai se ampliar e você poderá, quem sabe, começar a pensar em andar por uns mares nunca dantes navegados.