Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by

Decorando com os Signos – Virgem

Decorando com os Signos – Virgem

Perfeição… Todos sabem que este é um ideal inalcançável. Há até um argumento justificando que é nisto que reside a beleza da vida: somos perfeitos porque somos imperfeitos. Mas, tenta convencer um virginiano disto! Essa pessoa acredita, com todas as forças do seu ser, que a perfeição existe e deve ser buscada até as últimas consequências! O nativo de Virgem é aquele que gosta de estar sempre arrumadinho, cheirosinho, certinho em tudo. Ele adota um modo de vida metódico e prático em todos os sentidos. Para manter sua vida num “padrão de qualidade Inmetro”, ele se coloca num constante estado de alerta, analisando tudo e todos, especialmente a si próprio. Ele é extremamente crítico e exigente. Então, siga a dica: jamais peça um conselho ou uma opinião para um virginiano. Se você perguntar se algo que você fez está bonito, se seu trabalho ficou legal, ele vai destacar todos os erros que você cometeu e que ninguém jamais perceberia! E vai ficar cobrando uma eficiência nível “Usain Bolt” para as próximas vezes. Ele é muito chato! Praticamente a personificação do termo “cri-cri”… Mas não é só com os outros que ele é assim, não. Seu primeiro “alvo” é ele mesmo. Ele detesta cometer erros, e quando faz isso, se martiriza severamente…

02-apartamento-decorado-minas-gerais-casa.abril.com.br-2

O elemento terra marca a personalidade do virginiano com uma incessante busca por estabilidade. Ele adora uma rotina!!! E regras? Ama regras!!! Obedece-as sem questionar (afinal, isso é coisa de gente louca e irresponsável, como os arianos e aquarianos…). A segurança é algo muito importante para este nativo, que, muitas vezes, não consegue desenvolver plenamente a autoconfiança. Isso também atrapalha seus relacionamentos pessoais e profissionais, pois o deixa muito desconfiado. O virginiano é do tipo que só entra num projeto ou numa relação com absoluta certeza de que aquilo vai dar certo. Esse discípulo do “Chapolin Colorado” acredita que tudo só pode dar certo se os “movimentos forem friamente calculados”. Por outro lado, a busca por segurança faz o virginiano ser muito dedicado à família, de tal forma que, muitas vezes, passa por cima de vontades pessoais para mantê-la.

virgo-male-couple-3-pt.horoscopofree.com-casa-signo-virgem

Seu regente Mercúrio faz com que ele seja uma pessoa muito eficiente mentalmente, capaz de conseguir muito sucesso profissional. Extremamente trabalhador e dedicado, este “funcionário do mês” “hors concours” não está atrás de fama e nem de dinheiro: ele simplesmente ama trabalhar!!! Ele adora servir e ser útil para os outros. Ama trabalho duro!!! Poucas coisas dão tanta felicidade para um virginiano do que prestar um bom serviço. Bom? Não… Ótimo serviço!!! Não é a toa que alcança posições de destaque na sua área profissional. É da natureza deste nativo servir bem e executar corretamente seus afazeres. Ele pode ficar horas, dias trabalhando direto!!! Sua dedicação é tamanha que ele se esquece muitas vezes de cuidar da vida pessoal e também da própria saúde. É muito comum ele adoecer por estresse, por não dar conta de todas as responsabilidades assumidas. Aliás, “responsabilidade”, seu nome é “virginiano”! Este é o mais responsável, disciplinado, organizado, pontual, sério dos nativos do Zodíaco. Não dá para dizer: “deixa para terminar depois”! “Esto não eksiste” para o virginiano. Ansioso, nervoso e inquieto demais, ele não sossega enquanto não terminar uma tarefa ou um projeto. Criterioso e meticuloso, geralmente se dá bem em áreas burocráticas, analíticas, de pesquisa, mas pode surpreender. O mutável Mercúrio pode presentear este nativo com dons artísticos, de cura e de comunicação, e a necessidade de servir pode deslocar seu foco para o cuidado com o ser humano e seus valores mais elevados, como a arte, a educação, a saúde, a solidariedade, saindo completamente do plano meramente material. Há excelentes médicos, filantropos, professores, escritores e artistas de Virgem por aí. Contudo, é muito comum o virginiano não perceber seu potencial, “enterrando-se” em alguma repartição pública ou em algum cargo subalterno numa empresa… E ele pode encarar isso numa boa: conformado e feliz…

virgo-male-single-1-pt.horoscopofree.com-casa-signo-virgem

Não curte muito badalação, “muvuca”, balada, muita gente junta. Ir na 25 de Março, grande centro de comércio popular em São Paulo, no Natal? Só se o trabalho exigir… O virginiano faz mais o tipo discreto, que não gosta de aparecer muito. Tende a ser mais reservado. Muito comedido em tudo, é uma pessoa que controla muito o dinheiro. É econômico até nas amizades, nos carinhos, nos amores. Tende a idealizar uma vida supersegura e estruturada e não aceita o que se desvia deste modelo. Apesar de ser muito inteligente, perspicaz e racional, ter um enorme poder de concentração e uma memória fantástica, não fica questionando o mundo ao seu redor (talvez por lhe parecer lógico ser assim, meu caro Sr. Spock!). Sua mente não para de funcionar um só minuto, sendo inundada por uma “enxurrada” de pensamentos a cada milésimo de segundo. Para criar “caraminholas” na “caixola” é um pulo! E quando “encasqueta”… Ninguém faz ele mudar de ideia… Aí, para entrar em desequilíbrio é muito rápido… O virginiano, neste estado, pode desenvolver certos distúrbios, como hipocondria, distimia, tornar-se “workaholic”, ou adotar comportamentos opostos à sua natureza, como a promiscuidade, vícios, violência, desordem. Um dos caminhos para ele se encontrar é o autoconhecimento por via da espiritualidade. Mas, até ele entender como esse “troço” funciona, “vai chão”…

524514_703954212952535_242342353_n-architekturawnertrz-facebook

Expressando as características de sua personalidade, o lar deste nativo segue uma estética mais minimalista, no melhor estilo “menos é mais”. O virginiano vai ter a casa mais organizada e prática do Zodíaco. Sua casa vai dar a impressão de que você está num desses “realities” de organização de casas… Tudo aquilo que ele possua precisa ter uma função e só é útil se agilizar sua rotina. A tecnologia é bem-vinda desde que otimize seu cotidiano. Itens de ostentação jamais serão vistos nesta casa. Apesar de prezar por um local simples para garantir a praticidade e a facilidade na manutenção, o virginiano gosta de pensar nos mínimos detalhes e de trazer toques de sofisticação ao seu lar, incluindo itens de qualidade, mesmo que poucos… Este nativo também é perfeccionista em sua casa, e chega a aprender a fazer as coisas por conta própria para que tudo fique a seu gosto. O perfeccionismo também aparece no capricho com que lida com a sua casa. Sua fixação por limpeza atinge padrões de qualidades idênticos ao de alguns hospitais… É como lidar com a “Cinderela” todos os dias…

544190_568916586513110_2123527047_n-livingspace-facebook

Casas aconchegantes, com estilo de casa de campo, são muito apreciadas. Um estilo preferido para interiores: o contemporâneo, pois atende às suas necessidades de estabilidade, praticidade, funcionalidade e ordem. Objetos decorativos: poucos. Nada de entulho na casa deste nativo! Peças arrojadas? Móveis conceituais? Esqueça! O virginiano é superconservador ao decorar sua casa. Para ele, cadeira é para sentar, não para “ficar de enfeite”… Este nativo vai preferir objetos com design simples, com linhas retas, limpas, sem rebuscamento. E precisam ser duráveis, porque ele também não gosta de ficar trocando de decoração a cada nova temporada. Alguém lembrou do capricorniano? Pois é, mas ao contrário deste, o virginiano não curte móveis muito escuros, grandes e pesados. E como estamos falando de Virgem e não de Leão, esqueça o uso de espelhos nesta casa. Ficar fazendo “selfie” não é a praia do virginiano…

302480_166034343489219_101609823265005_304882_1851789819_n

Sua casa não precisa ser grande, desde que os ambientes sejam bem distribuídos e os móveis possam guardar, ordenadamente, suas coisas (isso mesmo que você está pensando: organizado por cor, tamanho, data de aquisição ou outra forma lógica de catalogação que só um virginiano consegue entender). Jamais, jamais mexa nas coisas de um virginiano!!! Ele detesta!!! Voltando aos cômodos, estes devem ser bem distribuídos. Então, imagine a “síncope” que ele tem ao encarar as casas feitas atualmente, com seus quartos, cozinhas e banheiros minúsculos… Esta exigência não se deve apenas ao perfeccionismo natural dos virginianos, mas também à sua necessidade de conforto. “Venhamos e convenhamos”, ninguém gosta de chegar em casa, se esticar na sala e se preocupar se seus pés estão empatando a sala de jantar, ou, se você se espreguiçar no banho, correr o risco de cair no vaso sanitário de tão pequeno que é o banheiro. Isto é uma questão de lógica!

374526_463029530473116_997121072_n

Tranquilidade e silêncio são outros requisitos para a morada virginiana. Este nativo não é do tipo que chama todo mundo para passar um fim de semana na casa dele (esse é o aquariano, lembra?). Se você for chamado para desfrutar este espaço privativo com o virginiano pode ter certeza que ele te adora e que ele já mandou Polícia Federal, CIA, FBI, KGB, Scotland Yard e Interpol investigar você e todos afirmaram que você não traz nenhuma “ameaça terrorista” para sua casa (ou seja, você não vai fazer bagunça…).

06-marcenaria-multiplica-o-espaco-no-ape-de-48-m2-tem-ate-estante-porta-casa.abril.com.br-2

Para trazer mais equilíbrio para seu dia a dia, seria interessante inserir elementos da natureza e objetos criativos, românticos e lúdicos para a decoração desta casa, como acessórios que remetam à estética dos estilos rústico, provençal, moderno, pop, retrô ou vintage, combinando-os com a racionalidade, frieza, limpeza e praticidade do estilo contemporâneo, mas tudo com parcimônia, na medida certa, com discrição. Isso pode suavizar algumas características de sua personalidade que o tornam uma pessoa muito rígida, harmonizando as diversas áreas de sua vida. Para “ampliar seus horizontes” na vida, seria legal morar em um local alto, com grandes janelas. Para ajudá-lo a sair do estresse diário, ele precisa desenvolver algum hobby envolvendo habilidades manuais, tal como artesanato, ou outra atividade que considere relaxante.

579234_803463976334891_2081576211_n-architekturawnetrz

Para o virginiano, todas as suas necessidades deverão ser atendidas na casa, nos mínimos detalhes. Uma boa iluminação, na medida certa, sem exageros, é interessante. A mulher de Virgem curte usar cores radiantes e incluir na decoração fotos de família e objetos de valor sentimental (sim, Virgem tem um coração, “dividido entre a esperança e a razão”, “tá bom”?). Além disso, ela curte cultivar plantas e ervas culinárias e medicinais. Ela também vai adequar sua casa para acolher alguns familiares e amigos muito íntimos. O homem de Virgem vai gostar de exibir suas coleções e vai criar um ambiente para dedicar-se aos seus passatempos de forma solitária ou na companhia de entes queridos ou amigos. Quem for solteiro vai preferir lares pequenos. Já quem for comprometido, principalmente se tiver filhos, vai priorizar a facilidade de manutenção e ordem na casa.

995524_708767399137883_806390509_n-architekturawnetrz-facebook

É “chover no molhado”, mas os espaços deste lar devem ser superorganizados. A cozinha precisa unir simplicidade e praticidade. Como gosta da “alta cozinha”, o local de preparação de alimentos na casa do virginiano deve ser superequipado e de fácil limpeza. Também é interessante haver espaços para guardar e para usar as “traquitanas”. Tudo deve ser de fácil acesso. Bancadas e ilhas são essenciais. Além dos elementos contemporâneos, esta cozinha também comporta um tradicional e saudável fogão de lenha. A iluminação deve ajudar no preparo dos alimentos e a ventilação deve ajudar a dispersar certos cheiros desagradáveis. Uma sala de estar, em regiões frias, ganha muito com uma lareira, próxima à qual o virginiano pode ler um bom livro. O hall de entrada vai apresentar um item artesanal ou um móvel para guardar casacos, guarda-chuvas e sapatos (que deverão ser retirados na entrada para não trazer a sujeira da rua para dentro de casa). É muito bom que o virginiano tenha um quintal, uma varanda ou uma sacada onde possa cultivar plantas e ervas, e se ligar, literalmente, ao elemento terra. “Cultivar” uma biblioteca e manter um escritório para os trabalhos extras são muito importantes para esta “gente que faz”. O banheiro deve estar adequado, ser prático, sem muito “rococó”, para a higiene pessoal. Não se esqueça da farmacinha particular em casa, que deve ficar em um local seguro, longe de crianças e animais. Pode ser uma boa o virginiano ter uma miniacademia em casa para começar a cuidar da saúde e redirecionar sua energia para outros cuidados pessoais além do banho. Já a paisagem vista do quarto deve ser bem bacana, ampla, que inspire e provoque a alma do virginiano a extrapolar os limites e sonhar. Os móveis de madeira dão a este espaço calor, conforto e estabilidade. O closet ou armário devem ser superpráticos, comportando a catalogação por peças e por cores tão própria deste ser tão “ordeiro”. É interessante criar um ambiente para meditação ou com um altar para orações para auxiliar a conexãodeste nativo com a Divindade – o maior estado de perfeição existente no Universo. 

1148909_803464356334853_63189844_n-architekturawnetrz

Um tapetinho para limpar os pés enfeita a porta de entrada. Os móveis simples e claros, feitos, preferencialmente, com materiais naturais, como bambu e madeira, possuem muitas divisórias, gavetas, portas para guardar tudo o que for necessário, e a sua disposição pelos ambientes será feita de modo a facilitar a circulação das pessoas. Prateleiras e estantes são ótimas opções para organizar os espaços. Todos os cantos são bem aproveitados. Pode ter um local para seus jogos de estratégia ou quebra-cabeças. Aliás, tais jogos podem ser incorporados à decoração, assim como as suas coleções. No escritório, uma escrivaninha com gavetas e organizadores exibirá o seu amor pelo trabalho e pelo estudo e seu gosto pela ordem. Devem ser evitados os móveis pesados e nada práticos, os móveis conceituais e muito arrojados, móveis com espelhos. Os elementos eletrônicos só servem se trouxerem agilidade e praticidade para o dia a dia.

1236414_703954249619198_136615969_n-architekturawnertrz-facebook

Estudioso, possui uma grande paixão por livros, que são muitos e estão devidamente expostos e organizados numa elaborada biblioteca. Quadros, telas e fotografias, de preferência que mostrem paisagens, adornadas com molduras lisas, enfeitam as paredes. Como gosta de elementos da natureza e se sente atraído pelo trabalho com a terra, é muito legal e terapêutico ter um jardim ou um espaço, mesmo que pequeno, para cultivo de plantas, ervas culinárias e medicinais ou flores. Flores do campo, simples e belas, podem dar um toque delicado e afetuoso aos ambientes. Animais e plantas dão muita alegria ao virginiano. Objetos reciclados ou artesanais também têm seu destaque. Caixas, nichos, latas e vidros guardam seus segredos. Os tecidos preferidos pelo virginiano são os naturais, como lã, algodão e linho. As toalhas e os lençóis estão sempre perfumados, assim como toda a casa, exalando limpeza. Para sua melhoria geral, inclusive de saúde, o virginiano deve evitar muitos tapetes e cortinas, o uso de elementos metálicos ou com muito brilho, utilizar demais o ar-condicionado, entulhar os ambientes com muitos objetos e móveis, ter elementos da casa sem manutenção, como, por exemplo, portas emperradas e janelas quebradas.

1374084_708767789137844_1503377351_n-architekturawnetrz-facebook

O virginiano não curte locais muito pequenos e fechados. As janelas precisam ser amplas para garantir uma boa visão do horizonte e das árvores existentes ao redor, assim como boa ventilação e boa iluminação natural. A luz solar deve ser controlada e constante para agir positivamente no humor e na saúde deste nativo. Para os ambientes destinados a momentos de maior aconchego, o ideal é que a iluminação seja reduzida. A Iluminação artificial em excesso, tipo aquela de escritório ou hospital, deve ser evitada para evitar estresse.

1097966_808855499129072_6233130065834046445_n-architekturawnertrz

Os tons da terra, seu elemento, são muito queridos. Bege, palha, ocre, marrom, argila, trigo, podem compor a base da decoração junto com outras cores neutras, como branco, cinza, azul marinho e verde escuro. Outras cores também são imprescindíveis e trabalham aspectos importantes da sua personalidade. O amarelo, que estimula a inteligência, atua sobre o senso de individualidade do virginiano, sobre sua noção do que é ser “ele mesmo”. Pode ser muito interessante em locais em que queira dar um toque mais pessoal ou quando precisa reforçar sua autoestima e sua imposição pessoal. Já a capacidade de memória e a capacidade de organização estão ligadas ao azul. Por outro lado, o vermelho cede energia de movimentação e rapidez para sua vida, e sua tonalidade pastel, o rosa atua na habilidade de fazer planos e projetos para o futuro. Então, uma biblioteca ou um home office podem se beneficiar muito com a combinação de objetos nas cores amarelo, vermelho, azul e rosa. O closet ou a despensa podem receber tons de azul. Já o azul celeste estimula a percepção, a concentração e a meditação, podendo ser usado em locais de oração ou de estudo, como uma biblioteca. A segurança e a estabilidade emanadas pelo marrom ajudam no descanso deste nativo. A pureza do branco reflete a pureza do amor ideal sonhado pelo virginiano e pode ser usado em todo local ou objeto em que este sublime sentimento for trabalhado, desde o quarto de casal até a cozinha.

1379699_708767639137859_1045116528_n-architekturawnetrz-facebook

E ai, virginiano? Que tal tornar a casa mais funcional e organizada?

Até a próxima.

(*texto de Irvine Maria Cunha e Nathalia Fernandes)

Fontes de consulta e imagens: Augúrio (www.auguriohoroscopo.com), Irv’s Decora (www.irvsdecora.com), Revista Ana Maria, Revista Viva Mais, Revista Tititi, Revista Casa Cláudia, Revista Bons Fluidos, Revista Minha Casa, delas.ig.com.br, vidaeestilo.terra.com.br, pt.horoscopofree.com, harmonizacaodeespacos.blogspot.com.br, hagah.com.br, constelar.com.br, astrosirius.com.br, arteplural.com.br, mulher.uol.com.br, cuidar.com.br, misteriosantigos.com, casa.abril.com.br, plaenge.com.br, Architektura Wnertrz – Facebook, Living Space – Facebook, Mon Liu – Facebook, Inspire – Facebook, Style me Vintage – Facebook, Minha Casa – Facebook, Studio 1202 DZGN – Facebook, Depósito Santa Maria – Facebook, Casa Estadão – Facebook, Officina Casa – Facebook, arquivos e estudos pessoais.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *