Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by

Decorando com os signos – Câncer

Decorando com os signos – Câncer

Água e Lua estão intimamente ligadas às emoções. Qual seria o resultado de juntar os dois? Câncer! O signo da pura emoção e da sensibilidade à flor da pele, e que também guarda uma grande ligação com o que é profundo e inconsciente. Dizer que um canceriano é emotivo é algo muito superficial. Ele é superemotivo! É aquela pessoa que chora até com propaganda de ração para gatos… Bem, alguns dizem que isto é fragilidade… Mas, na verdade, assumir suas emoções e expô-las exige muita coragem… ou não… Como todo signo de água, o que o nativo de Câncer expressa não é nem a pontinha do iceberg do turbilhão interno que ele possui…

4-vidaeestilo.terra.com.br-casa-cada-signo-cancer

O canceriano é muito apegado á família, seja ela a original, seja aquela formada pelos seus amigos. Geralmente, ele forma grupos familiares e de amigos que duram a vida toda. Ele é aquele que demora a sair da casa dos pais e que tem amigos que conheceu no berçário… O canceriano adora juntar a turma para contar as estórias de infância… E que memória!!! Se discutir com ele, cuidado: ele vai lembrar até das pausas que você fez naquele momento… E ele vai fazer questão de que você saiba disso… É um ponto negativo, porque ele pode demorar um pouco a se desfazer de mágoas e tornar-se bem rancoroso e dramático ao longo da vida…

1380638_10202121596552382_2071683533_n-portobelloceramica-facebook

Este nativo geralmente é muito tímido, fechado e muito caseiro. Sempre vai propor um filminho em casa, um jantarzinho em casa… Sair de casa pra quê? Para se estressar? Para gastar dinheiro? Se você é “baladeiro”, esqueça! Câncer não é esse tipo de gente! Ele gosta de ficar na dele, de boa, na paz. Faz de tudo para manter seu “status quo”: costuma fugir de briga; prefere acabar uma amizade a discutir; prefere se omitir a entrar em atrito com alguém. Muitas vezes, o canceriano gostaria que o mundo acabasse num comercial de margarina… Só que não! Margarina tem gordura trans e faz mal, e o canceriano, às vezes, não se aguenta: explode! Resultado da instabilidade da água… Então, ele chora… E haja “ombro amigo”, “panela de brigadeiro” e “antiácido” para fazer esse bichinho voltar ao normal de novo… Ou ele “despiroca” de vez e grita. E grita muito, principalmente se seu “status quo” é ameaçado e ele se vê obrigado a sair da tal “zona de conforto”. Ai, o bicho pega! E vemos o canceriano virar um “super sayajin”, um guerreiro, utilizando-se de mil truques e estratégias para defender seu modo de vida e suas convicções…

1524622_517394998368952_2146353035_n-arranjoscomgalhossecos

O canceriano parece sempre à procura de formar uma família… E o bichinho tenta, viu? E como! Família e pessoas de quem cuidar e que cuidem dele são muito importantes para este nativo sentir esta troca de energias que faz tão bem para ele. E no amor? Eita! O canceriano procura o par ideal sempre… sempre… Por mais que goste da ideia de uma união duradoura e relute ao terminar um relacionamento, ele faz isso na hora que percebe que aquilo não vai dar mais certo… Pode até parecer estranha essa atitude para um nativo geralmente tão conservador nas suas escolhas… Contudo, ser tão conservador em tudo o que faz resulta que o canceriano também seja muito conservador em relação a seus princípios e a seu modo de entender o mundo, não admitindo aquilo que destoar de seus (pré)conceitos e removendo (ou destruindo) tudo aquilo (ou toda pessoa) que demonstrar que ele pode estar equivocado…

1619454_719660014735087_1993200838_n

E esse mundo interior tão particular se expressa inteiramente no lar deste nativo. Primeiro ponto na “concha-casa” de um canceriano é que ela deve ser muito confortável e aconchegante, porque ele adora ficar lá dentro. Se você amou a descrição das casas de Sagitário e Aquário… Pode esquecer tudo isso! O negócio aqui é o oposto: casa bem conservadora; tudo muito, muito tradicional. Esqueça “bugigangas” eletrônicas (só se forem extremamente necessárias). Esqueça móveis arrojados. Esqueça peças supercaras de designers badalados. Esqueça tendências de moda. Esqueça linhas muito retas. Esqueça exageros. Adote um estilo mais comportado, clássico, provençal, romântico, campestre, ou um rústico ou “vintage” mais básicos. Enfim, conservador. O tamanho da “caverna” depende do grau de sociabilidade: família pequena e poucos amigos, casas menores; família grande e muitos amigos, casas maiores. O lar do canceriano vai funcionar como um “puxadinho” de seu coração, onde ele irá colocar tudo aquilo que tenha importância afetiva para ele. Assim como o canceriano tem tendência a guardar ressentimentos, ele também tem dificuldade em se desfazer de certas coisas. Então, vale a dica para tomar cuidado com o acúmulo de objetos inúteis na casa. Seu “refúgio” deve conter apenas o necessário que seu coraçãozinho mandar, e será cercado de capricho e detalhes que só um canceriano terá a capacidade de pensar e sentir… E será um “ninho” extremamente acolhedor, capaz de receber todos com carinho, desde amigos, familiares e interesses amorosos. A casa de um canceriano tende a ser uma versão “reloaded” do estereótipo da casa da mãe ou da casa da avó e tem tanta importância para este nativo que ocupa o “top five” de sonhos de vida do canceriano…

10170902_679032175479896_2549968243272799963_n-officinacasa2

Sua personalidade única e seu lado sonhador e intuitivo fazem com que o canceriano dê um toque misterioso onde mora. Vai ser um local em que se possa sonhar com os olhos abertos… E, para montar seu cantinho especial, ele vai disputar os móveis de família com o primo taurino e vai cuidar deles com a própria vida se preciso. Como ama sua casa, tudo o que estiver dentro dela será escolhido e cuidado com muito zelo e carinho, pois cada objeto faz parte da estória de vida deste nativo. O canceriano solteiro opta por um local menor e por uma decoração requintada, criativa e cheia de personalidade. O canceriano casado prefere uma casa maior, se possível, antiga e reformada, a qual ele possa transformar num “ninho de amor”.

1377425_650636894970247_1890994758_n-vovosanta-facebook

Os cômodos preferidos da casa são aqueles em que o canceriano possa reunir seu povo confortavelmente para uma conversa ou em que ele possa relaxar sozinho tomando um chazinho, lendo o livro preferido ou praticando algum hobby. O hall de entrada dá as boas-vindas com os sorrisos de familiares e amigos presentes nas várias fotos. A sala de estar, igualmente cheia de porta-retratos, precisa ter um “sofá da vovó” bem confortável e cheio de almofadas para os amigos e uma poltrona aconchegante só para ele, o “rei da casa”, além de uma lareira para aquecer no inverno, se possível. A sala de jantar terá a “onipresença” de uma mesa bem grande para caber todo mundo e uma coleção de pratos antigos exposta na parede. O home office é suficientemente organizado e acolhedor para que possa trabalhar em casa perto das pessoas que ama. É excelente ideia ter um ateliê para praticar seus dons artísticos ou uma sala de música. A cozinha é ornada com panelas de ferro, de cobre e de barro e com um fogão a lenha para fazer alimentos para o corpo e para a alma. No quarto, o canceriano pode ter uma mesa simples e pequena para escrever em seu diário e uma gostosa poltrona para leitura, além de um altar com entidades e símbolos de sua espiritualidade.

buda-blog.banak.pt

Dentre os objetos decorativos, quadros e fotos fazem muito sucesso no “mundo canceriano”. Devem representar sensações, emoções e momentos felizes, conforme o “mood” romântico deste nativo. Os porta-retratos estão presentes em quase todos os cômodos. As fotografias podem ser de parentes ou amigos, lembranças de viagens e também podem remeter a outras épocas, como aquelas que retratam as primeiras experiências fotográficas nos séculos XIX e XX. Álbuns de fotos também são essenciais e servem de assunto para longas conversas. Aliás, é muito legal o canceriano ter uma boa estrutura de comunicação com o mundo, com telefones e um computador com uma internet com “banda bem larga”. Vasos e outros objetos decorativos de vidro translúcido remetem à transparência da água. Delicadas caixinhas feitas de prata ou outro metal prateado trazem a luz do luar para dentro de casa. Baús lembram que este é o signo das memórias. Dentre os móveis, aqueles em cores claras, originários de antiquário ou herdados da família, são os preferidos. A disposição simétrica destes móveis e a rima geométrica de suas formas geram um apoio físico e visual que interfere, inclusive, no campo psicológico e emocional do canceriano, favorecendo sua objetividade e a sua capacidade de comunicação nas questões do dia a dia. Uma cadeira de balanço dá um acalanto especial nos momentos de relaxamento.

01b-quartos-lindos-de-casa-claudia-para-inspirar-casa.abril.com.br2

Os revestimentos da casa precisam ser claros e destacam-se as pedras em geral, os granitos e os mármores. Muitos tapetes suprem a falta de calor dos pisos mais frios. É interessante que a música, clássica e mais tranquila, esteja presente em todos os ambientes e seja executada em um aparelho de som de qualidade. Uma caixinha de música relembra o lado lúdico do canceriano. O quarto, campo dos sonhos, pode exibir uma cama clássica e clara, adornada com um dossel, e “vestida” com lençóis macios e claros. Pedras e cristais neste ambiente favorecem o humor, o descanso e a “vida a dois”. As janelas, se possível, amplas podem ser enquadradas por cortinas estampadas, e devem deixar bastante ar e luz natural entrar nos ambientes. A iluminação artificial deve ser bem planejada para suprir as necessidades do canceriano, desde trabalho e estudo até o descanso. Uma boa dica é usar iluminação com arandelas e luminárias que pareçam ou sejam antigas. Este nativo não gosta de ambientes abafados, muito úmidos e escuros. Tampouco curte locais desertos, sem plantas, árvores ou flores. Um quintal, uma varanda ou uma sacada com uma horta, vários vasos de plantas e flores, árvores frutíferas e um balanço alegram o coração do canceriano e atraem os passarinhos, joaninhas e borboletas, presenteando este lar tão cheio de carinho.

10462973_719522148085993_5874193364694994488_n-roses&decor

A casa de um canceriano precisa ter as paredes decoradas com cores claras. As cores que representam o elemento água e a própria Lua adéquam-se muito bem ao nativo deste signo. Azul claro, cinza claro, pérola, bege, “nude”, tons pastéis, branco, combinados com detalhes mais coloridos, compõem muito bem o “ninho”, saindo da monotonia. O descanso no quarto de dormir é beneficiado como uso do violeta, e o fortalecimento da personalidade pode receber um bom auxílio com o uso do azul-celeste, que trabalha a individualidade no canceriano. No quarto de casal, além destas cores, detalhes em dourado ajudam na comunicação e na expressão do amor. Um par de luminárias douradas, em estilo “art nouveau” ou “art déco”, nos criados-mudos, ao lado da cama, fica muito chique, não acha? As salas também ganham com o uso do dourado, que pode ser combinado com tons claros de azul, cor que também traz energia de movimentação para o canceriano. A combinação de nuances de azul e outras cores claras compõem lindamente o banheiro. Closet? Que tal portas ou detalhes em preto, que se relaciona com o ato de guardar e arquivar objetos e informações importantes e com a capacidade de memória? Precisa de um espaço para ler, estudar ou meditar? Invista em decoração na cor verde, que aumenta a percepção deste nativo. Uma biblioteca ou home office aceita muito bem tons de azul, preto, em estantes e prateleiras, e, em detalhes, o vermelho, que estimula a objetividade, o planejamento do futuro e a capacidade de trabalho do canceriano. Não se esqueça da cozinha, que também pode receber, “de braços abertos”, itens em azul, armários com portas em preto e até detalhes em vermelho.

1375087_723255107700469_611926578_n-monliu-facebook

E ai, canceriano? Que tal chamar família e amigos para almoçar e ajudar na decoração da sua casa?

Até a próxima.

(texto de Irvine Maria Cunha e Nathalia Fernandes)
Fontes de consulta e imagens: Augúrio (www.auguriohoroscopo.com), Irv’s Decora (www.irvsdecora.com), Revista Ana Maria, Revista Viva Mais, Revista Tititi, Revista Casa Cláudia, Revista Bons Fluidos, Revista Minha Casa, delas.ig.com.br, vidaeestilo.terra.com.br, pt.horoscopofree.com, harmonizacaodeespacos.blogspot.com.br, hagah.com.br, nacidade.com.br, constelar.com.br, acessa.com, arteplural.com.br, mulher.uol.com.br, cuidar.com.br, westwing.com.br, casadaidea.com.br, casa.abril.com.br, evellucci.blogspot.com, preto-marfim.blogspot.com, buda-blog.banak.pt, Design & Decoração – Facebook, Vila Amelie – Facebook, Decora.do – Facebook, Mon Liu – Facebook, Vovó Santa – Facebook, Portobello Cerâmica – Facebook, Loft I Love – Facebook, Arranjos com Galhos Secos – Facebook, Officina Casa – Facebook, Estúdio Gloria – Facebook, Roses & Decor – Facebook, Art & Design – Facebook, Imovelweb – Facebook, Amor & Delicadezas – Facebook, arquivos e estudos pessoais.

2 Comments

  1. Parabéns Nath e Irvine,

    Vocês descreveram exata e detalhadamente todos os aspectos que caracterizam o canceriano, parece que eu li a minha descrição! E essa é a casa dos meus sonhos mesmo. Aqui no meu cantinho, que, não é totalmente meu, já que moro com meus pais, preservo muito do que vocês descreveram: caixinhas, luminárias, caixa de músicas, tons pastéis e flores.

    Parabéns!

    Bjos e sucesso pras duas.

  2. Amei.De tudo que vi até hoje foi a descrição mais fiel de eu mim, kkkkk.
    Cada detalhe, cada vírgula.
    Degustei cada palavra, como se a mim fosse deferida.
    ….lágrimas nos olhos…. me emocionei.
    Obrigada por este carinho n’alma. Me senti única, feito para mim.
    A descrição em detalhes da minha casa, cada canto …. já realizado ou em realização.
    Bom, simplesmente, PERFEITO.

    Parabéns pela tradução e leitura do signo. Sucesso e Luz em seus caminhos, Beijos

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *